domingo, 4 de março de 2012

Aprendendo alemão


Comecei a aprender alemão em março de 2011 e até o meu embarque para a Alemanha foram 8 meses de aulas particulares com a professora Mirian Murara na escola Planeta Idiomas. Desde o começo foram 7 livros, desde a apostila Plus! para iniciantes, até os Schritte 6 da Editora Hueber.

Conseguimos chegar ao nível B1 (3o nível de 6, segundo o padrão europeu), o que é considerável pelo tempo. Apesar das dificuldades com as declinações e gêneros dos substantivos, a professora Mirian fez um ótimo trabalho e já cheguei com uma boa noção para a vida na Alemanha. Deu para entender também a dificuldade que os imigrantes alemães em Joinville têm em utilizar os  artigos corretos. Tenho aqui umas curiosidades da língua:
·   Os artigos em alemão não seguem nenhuma lógica: o mesa, o cadeira, a jornal
· Os números por extenso são formados juntando várias palavras, por exemplo, já escrevi um número com 48 letras!
·      Eles usam o eszet: ß, como na frase "Er ist sehr fleißig" (Ele é muito aplicado)
·  “Eu acho que você muito bem alemão falar consegue” – Exemplo de como uma frase deve ser montada em alemão (Eu acho que você consegue falar alemão muito bem/ Ich denke dass du sehr gut Deutsch sprechen kannst)

A língua alemã já tem mais de mil anos e é falada na Alemanha, Suíça, Áustria e Liechtenstein, e cada lugar possui o seu dialeto e diferentes pronúncias. Atualmente o padrão é o Hoch Deutsche que foi padronizado a partir da tradução da Bíblia por Martinho Lutero.

Vale a pena aprender, a Alemanha é o principal país da União Européia e possui grandes relações comerciais com o Brasil, além de que oferece várias opções de bolsas de estudos para brasileiros, como o DAAD (http://rio.daad.de/).

A minha dica para quem quer aprender alemão? Estudar... não é fácil mas vale a pena! A língua é super complexa e somente a partir do terceiro mês aqui que estou mais confortável para começar a estabelecer conversas, mas a base no Brasil me ajudou bastante e percebi que não seria possível aprender tudo em pouco tempo.

Já passei por várias micos, entendi coisas erradas, me xingaram por eu ter feito o oposto que era o certo, já li instruções erradas... mas tudo faz parte! HEHE Atualmente faço aulas 2 vezes por semana no VHS de Bonn com pessoas do mundo inteiro e tenho lido alguns livros para adolescentes, como por exemplo os da série "Diários de um Banana":
Livro "Gibt's Probleme?"


Trailer do filme em alemão

Auf wiedersehen!
Fábio Rodrigues


P.S: A professora Mirian tem um programa na rádio UDESC que se chama “Musik und Mehr”, vale muito a pena conferir!