segunda-feira, 5 de março de 2012

Processo seletivo do programa de trainee da DHL


Já faz quase 3 meses que estou trabalhando na Alemanha e algumas pessoas vieram me perguntar como funciona todo o processo para trabalhar no exterior, e no meu caso, como foi o processo seletivo para ser trainee da DHL. Achei interessante colocar aqui no blog e separei por partes desde o começo:


  • Inscrição no processo seletivo da AIESEC
A DHL é um dos parceiros globais da AIESEC e possui um programa de trainees internacional totalmente desenvolvido para os membros da organização. Ser da ONG é a única maneira de entrar neste programa e além disso é a porta de entrada para as posições de liderança do grupo Deutsche Post DHL. O processo seletivo para entrar na AIESEC é dividido em duas partes, a dinâmica em grupo e a entrevista em inglês e português. O processo esta acontecendo agora e o site da AIESEC Joinville é www.aiesec.org.br/joinville para quem estiver interessado.
  • Procure um GIP (Global Internship Program)
A AIESEC incentiva a formação de lideres através de duas maneiras: o trabalho dentro da própria organização e os intercâmbios, tanto corporativos quanto voluntários. Depois de estar dentro da AIESEC você pode começar a buscar por uma vaga que se encaixe no seu perfil, já que são mais de 110 países como opção. As habilidades mais requeridas pelas empresas são: marketing, gerenciamento de projetos, T.I., recursos humanos e finanças. No site interno da AIESEC é possível ver quais são os requerimentos para cada vaga dos mais diversos setores, além de detalhes sobre o trabalho e as expectativas das empresas. Existem programas de trainee de 1 a 18 meses em empresas que são grandes, como Google, Apple, Amazon, DHL, Nike, e outras menores também.
  • Envio das aplicações
A maioria das empresas no exterior exige que as aplicações sejam enviadas com uma carta de apresentação, foto e currículo em inglês. Apesar de não serem muito comuns no Brasil, as cartas de apresentação servem para ressaltar o seu currículo e perfil, além de dar uma ideia da empresa da sua motivação para a vaga.
  •  Entrevista com o escritório da AIESEC local
O time que recebe os trainees entra em contato com os candidatos e faz a pré-seleção dos currículos enviados. É a primeira oportunidade para que os aplicantes possam demonstrar a motivação e também ressaltar o seu perfil professional. Nesta parte geralmente as perguntas estão relacionadas a trabalho em equipe, liderança, motivação, determinação, e etc. A equipe da AIESEC ira analisar se você possui um perfil que esteja alinhado com os nossos valores e competências.
  • Entrevista com o RH
As empresas entram em contato com você através de Skype ou telefone para agendar a primeira entrevista que geralmente é feita por uma psicóloga do RH. As perguntas que me fizeram foram:
                                               i.     Caso você fosse um produto, como você se venderia com suas 3 principais características positivas?
                                             ii.     Quais foram os maiores desafios enfrentados na sua vida profissional e pessoal?
                                            iii.     Porque você deveria se escolhido para o grupo Deutsche Post DHL?
  • Entrevista com o Vice-Presidente
Esta geralmente é a ultima parte do processo seletivo e a decisiva. A psicóloga da empresa entrou em contato comigo e marcou uma entrevista por telefone mesmo. Somente tive 1 dia para me preparar e não sabia muitos detalhes do que aconteceria. Os entrevistadores fazem perguntas em inglês ou alemão que sejam bem técnicas, sobre metodologias, economia, ideias para o futuro do departamento. Eu recebi a ligação do vice-presidente sênior de finanças e ele me fez várias perguntas sobre o meu passado profissional e acadêmico, além de já me perguntar qual seria a minha solução para certos problemas que eles possuem atualmente. Alguns ainda pedem que seja feito algum tipo de projeto, como uma nova campanha de marketing por e-mail ou algo no Excel com alguma analise dos dados.
  • Aprovação e permissão de trabalho

No mesmo dia que recebi a noticia que fui aprovado, me solicitaram toda a documentação para que eles emitissem a permissão de trabalho na Europa. Ela geralmente demora 2 meses para ficar pronta e foi enviado para mim no Brasil. Quando o motorista da DHL me entregou a documentação  ele já’ me deu as boas-vindas para a empresa!
  • Visto
O visto foi feito em Joinville mesmo e demorou 4 dias. Na cidade temos um consulado honorário da Alemanha e o pedido foi encaminhado para Porto Alegre, que mandou o meu passaporte por correio com o visto pronto.
  • Finalmente o embarque e recepção
Enquanto minha permissão de trabalho não ficava pronto, recebia da AIESEC Alemanha alguns materiais por e-mail que me ajudariam a se adaptar na cidade e também um auxilio para que eu encontrasse um flat, além dos acertos para que eles pudessem me buscar no aeroporto e dar as primeiras explicações da cidade. Embarquei em 14/12/11 e fui recebido muito bem pela minha buddy alemã Annika Clasen. Ela me levou para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e me explicou como usar o transporte publico e fazer compras, por exemplo. Depois de 3 dias no desembarque, já comecei a trabalhar.

Caso alguém tenha alguma duvida ainda, pode deixar um comentário ou mandar um e-mail para fabio507@gmail.com.


Auf Wiedersehen!
Fabio Rodrigues

2 comentários:

  1. Ótimo post Fábio, muito esclarecedor!
    Só fiquei com algumas dúvidas. Você teve que trancar a faculdade para fazer o trainee? Rola uma graduação sanduiche com uma faculdade aí na Alemanha?

    Muito bom o blog!
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tive que trancar a faculdade sim, conciliar uma graduação e trainee na Alemanha seria bem difícil. Algumas pessoas escrevem o TCC de lá! Abraços

      Excluir