domingo, 4 de março de 2012

Aprendendo alemão


Comecei a aprender alemão em março de 2011 e até o meu embarque para a Alemanha foram 8 meses de aulas particulares com a professora Mirian Murara na escola Planeta Idiomas. Desde o começo foram 7 livros, desde a apostila Plus! para iniciantes, até os Schritte 6 da Editora Hueber.

Conseguimos chegar ao nível B1 (3o nível de 6, segundo o padrão europeu), o que é considerável pelo tempo. Apesar das dificuldades com as declinações e gêneros dos substantivos, a professora Mirian fez um ótimo trabalho e já cheguei com uma boa noção para a vida na Alemanha. Deu para entender também a dificuldade que os imigrantes alemães em Joinville têm em utilizar os  artigos corretos. Tenho aqui umas curiosidades da língua:
·   Os artigos em alemão não seguem nenhuma lógica: o mesa, o cadeira, a jornal
· Os números por extenso são formados juntando várias palavras, por exemplo, já escrevi um número com 48 letras!
·      Eles usam o eszet: ß, como na frase "Er ist sehr fleißig" (Ele é muito aplicado)
·  “Eu acho que você muito bem alemão falar consegue” – Exemplo de como uma frase deve ser montada em alemão (Eu acho que você consegue falar alemão muito bem/ Ich denke dass du sehr gut Deutsch sprechen kannst)

A língua alemã já tem mais de mil anos e é falada na Alemanha, Suíça, Áustria e Liechtenstein, e cada lugar possui o seu dialeto e diferentes pronúncias. Atualmente o padrão é o Hoch Deutsche que foi padronizado a partir da tradução da Bíblia por Martinho Lutero.

Vale a pena aprender, a Alemanha é o principal país da União Européia e possui grandes relações comerciais com o Brasil, além de que oferece várias opções de bolsas de estudos para brasileiros, como o DAAD (http://rio.daad.de/).

A minha dica para quem quer aprender alemão? Estudar... não é fácil mas vale a pena! A língua é super complexa e somente a partir do terceiro mês aqui que estou mais confortável para começar a estabelecer conversas, mas a base no Brasil me ajudou bastante e percebi que não seria possível aprender tudo em pouco tempo.

Já passei por várias micos, entendi coisas erradas, me xingaram por eu ter feito o oposto que era o certo, já li instruções erradas... mas tudo faz parte! HEHE Atualmente faço aulas 2 vezes por semana no VHS de Bonn com pessoas do mundo inteiro e tenho lido alguns livros para adolescentes, como por exemplo os da série "Diários de um Banana":
Livro "Gibt's Probleme?"


Trailer do filme em alemão

Auf wiedersehen!
Fábio Rodrigues


P.S: A professora Mirian tem um programa na rádio UDESC que se chama “Musik und Mehr”, vale muito a pena conferir!

Um comentário:

  1. Lieber Fabio!

    Vielen Dank fürs Lobwort, eigentlich bist du der Macher im Kurs gewesen! Toll dass du die kleinen Schwierigkeiten so gut im Kauf nimmst, immer weiter so!
    Eine kleine Verbesserung: Die deutsche Standarsprache ist Hochdeutsch.
    Ah, noch eins: leider mache ich das Programm aus Zeitmangel bei Radio Udesc nicht mehr;(
    Glückwunasch zu deinem Blog, zu deiner Leistung, zu deinem Mut!!! Dir weiterhin viel Erfolg und gute Stunden in diesem schönen Land!

    Bussi und bis bald,

    Mirian

    ResponderExcluir