domingo, 11 de março de 2012

Assalto no Rio de Janeiro e o efeito em cadeia


Essa semana fiquei muito decepcionado com o Brasil, eu sempre fico mais patriota quanto estou viajando e acabo defendendo o país e fazendo propaganda para que as pessoas procurem conhecer as partes boas e oportunidades. Mas também acabo percebendo que nem todos os brasileiros fazem o mesmo porque eles já passaram por muitas situações ruins, e tive como conclusão que vivo numa região com menos problemas comparada ao que a maioria dos brasileiros enfrenta.

Esta semana um colega de trabalho alemão me falou que um amigo dele foi passar o carnaval de 2012 no Rio de Janeiro e acabou sendo assaltado. Ele estava usando um daqueles bolsos internos que ficam embaixo da camisa com todo o dinheiro da viagem e os passaportes, quando de repente apareceu alguém com uma faca e cortou a camisa dele e arrebentou o cordão desse bolso interno para levar tudo.

Eu tentei explicar para ele que foi uma infelicidade e o amigo dele deveria estar ostentando algum tipo de objeto de valor em alguma área perigosa, mas ele falou que este amigo gostava muito do país e já era a segunda visita, e na primeira vez ele TAMBÉM foi roubado.

A pior parte disso é que todas as pessoas do meu departamento estavam juntas conversando sobre isso, e este episódio que aconteceu com 1 alemão virou um efeito em cadeia e acabou se espalhando por mais umas 10 pessoas.

Eu não tive mais o que argumentar, simplesmente só disse que era uma pena que ele tenha passado por essas duas situações. Felizmente de vez em quando também passam pelo meu departamento algumas pessoas que já foram e tiveram experiências muito boas e acabam contando para os outros, como uma trainee da Romênia que ama o Brasil.

Espero que as coisas mudem no futuro, porque não é possível que um país com tanto dinheiro tenha tantos problemas com criminalidade... e esses problemas são maiores que de muitos países que estão em situação econômica pior que a nossa. E enquanto o nosso governo ficar patrocinando filmes como Velozes e Furiosos, muita gente vai ter essa imagem de favelas e crimes.

aaah e outra coisa, duas amigas minhas foram assaltadas na Alemanha em fevereiro em situações diferentes... isso só não acontece no Brasil, mas pelo menos aqui ninguém usou uma faca. hehe





Auf Wiedersehen!
Fábio Rodrigues