Finalmente comecei a trabalhar na DHL!!! A ansiedade era tanta no dia que acabei só dormindo quatro horas. De lá para cá já deu para desmistificar alguns mitos e preconceitos que eu tinha antes de viajar:
1. Os alemães foram extremamente receptivos e me ajudaram em muitas coisas. Todo mundo no meu escritório veio me dar as boas-vindas, inclusive o CFO da DHL Freight. Os meus co-workers me levaram para almoçar no meu primeiro dia de trabalho e todos se esforçaram para ter certeza que eu não estava perdido. Além disso, hoje foi o dia de todos se reunirem no Mercado de Natal da cidade para celebrar o final de ano.
2. Todos os alemães atravessam na faixa de pedestre, e somente quando o sinal de pedestres está verde. É bem comum ver uma rua sem carros e várias pessoas esperando o sinal de pedestres ficar verde para atravessarem.
3. A comida é muito boa e as porções são gigantescas. Já comi muito salsichão alemão, tem em todo lugar, inclusive todos os dias no restaurante da Post Tower. Além disso, é bem barato.
4. Nem todo mundo na Alemanha fala inglês como eu imaginava, o que por um lado é muito bom, tem me feito falar alemão com frequência. A parte boa é que eles me entendem quando eu falo, mas ainda preciso treinar o meu ouvido um pouco mais.
5. Apesar de trabalhar numa empresa que é líder no seu setor no mundo, ainda há sempre muitas coisas que podem ser melhoradas. O meu trabalho é remodelar alguns processos e eu achava que tudo já estaria perfeito, mas eu tenho bastante coisa para fazer com a minha equipe ainda.
6. O meu escritório é muito moderno! As salas são de vidro, existe mesa de pebolim, café expresso, decoração moderna... e tudo é automático. Até a minha mesa tem regulagem de altura através de uns botões, além de iluminação própria.
7. Nos trens e ônibus não há ninguém cobrando os bilhetes, todo mundo paga mesmo assim. Tem uma máquina dentro do trem que vende e carimba os bilhetes que são utilizados.
8. Ainda existem pessoas no mundo que acham que no Brasil é falado espanhol e que nós só temos duas cidade: Rio de Janeiro e São Paulo. :/
9. As pessoas são bem mais formais em relação às roupas no ambiente de trabalho. A grande maioria usa ternos e roupas escuras, é muito difícil ver uma cor diferente de preto, azul e cinza no prédio.
10. Os alemães acreditam que o Lula salvou o Brasil. Uma mulher veio me falar que viajou recentemente para São Paulo e viu muito menos crianças nas ruas porque o Lula tinha implementado o almoço nas escolas públicas (?).